Diferença entre isolamento acústico e absorção acústica

Diferença entre isolamento acústico e absorção acústica
Diferença entre isolamento acústico e absorção acústica

 

A Heme Isolantes orienta sobre a diferença de se fazer uma isolação acústica, e uma absorção acústica.

Alguns detalhes que muitas vezes são esquecidos podem fazer uma grande diferença. 

O uso de propriedades isolantes é essencial para o maior conforto do morador e para um convívio tranquilo em sua moradia. No entanto, algumas diferenças devem ser esclarecidas na hora de escolher um bom material.

No caso do isolamento acústico, ele pode ser facilmente confundido com absorção acústica, o quê mudaria a funcionalidade do projeto de arquitetura.

Saiba a diferença:

O isolamento é uma característica atribuída a uma material sobre a condutividade sonora, térmica ou de vibrações através dele, alguns deles são lã de vidro, lã de rocha entre outros.

Quando falamos em isolamento acústico, devemos escolher um material que seja um péssimo condutor sonoro, ou seja, que diminua parcial ou totalmente a intensidade sonora de um ambiente para outro. Usando tais materiais estará fazendo uma isolação (para que o som não passe para outro ambiente).

O isolamento é a maneira de como o som atravessa o material, já a absorção é a capacidade do material de transformar energia sonora em energia mecânica e térmica. Como, por exemplo, o carpete, que inibe o som que chega a ele, pois, perde energia. Absorvida pelos poros e fios do tapete e não consegue refletir o som novamente ao ambiente. Por exemplo, a espuma acústica serve para fazer esta absorção ou seja o som bate nela e é absorvido e não reverberado.

No caso da construção de um estúdio, há necessidade de ambos tratamentos, tanto para que o som não incomode os vizinhos, como o tratamento interno do som. 

Por isso, a maneira como as moléculas do material se acomodam umas com as outras é que determina suas características sonoras. Por exemplo, o vidro pode ser um excelente isolante, mas não absorvem o som.